3 min de leitura 0 Comentarios

Estilo Mediterrâneo: Você sabe identificar as características?

Vamos falar sobre um estilo que desperta a atenção dos amantes do Luxo e da Arquitetura. O estilo Mediterrâneo traz lembrança das espetaculares vilas europeias à beira-mar. O que torna esse estilo tão especial é a possibilidade de desfrutar dessa sensação de vida costeira e descontraída em qualquer época do ano. 

O estilo arquitetônico mediterrâneo se tornou popular nos Estados Unidos na década de 20, remete às casas das regiões litorâneas da Espanha, Itália, Grécia, Turquia e norte da África. Com inspiração vinda do mar mediterrâneo, a decoração baseada nesse estilo transmite o calor e o frescor da região, por isso, cores como branco, verde e azul estão sempre presentes na decoração.

Esse estilo possui elementos decorativos que o diferenciam claramente, as fachadas exibem tons claros, as portas são grandes e imponentes, possui elementos de ferro forjado e jardineiras que lhe conferem um caráter único.O que torna o estilo particularmente atraente são os espaços ao ar livre, incluindo pátios internos e terraços cheios de vegetação exuberante e belas fontes.

As residências do estilo mediterrâneo se tornaram extremamente popular, principalmente em hotéis e resorts costeiros. A principal característica do estilo mediterrâneo moderno é a de que ela entende esse estilo como um resort residencial. Difere dos estilos mais clássicos, uma vez que os seus planos são de plantas abertas, com cozinhas espaçosas e a valorização dos espaços ao ar livre, tanto no exterior quanto nos maravilhosos pátios internos.

O design dessas residências permite que a ventilação flua através delas e fazem uso intensivo de materiais naturais, como madeira, vime e pedras, criando um visual leve e aconchegante. É como se sentir em uma casa de praia, mesmo que você não esteja o litoral. 

Em oposição ao conceito minimalista, mais conhecido por caracterizar espaços elegantes e frios, esse estilo traz uma nova versão do minimalismo. Apontando para uma paleta de cores neutras, materiais naturais e uma atmosfera calorosa e relaxante. Somando a isso alguns elementos rústicos, se tem uma visão nova e contemporânea da estética mediterrânea.

O fato, é que esse estilo de ambientes brancos e iluminados com detalhes coloridos não é mais exclusivo dos países mediterrâneos, ele pode ser encontrado em todo o mundo e provavelmente se tornará cada vez mais popular nesse começo de década. Isso porque ele reflete uma nova corrente da vida minimalista, que abraça o natural e inspira-se na paisagem. As casas do Mediterrâneo sempre foram um paraíso de luz e simplicidade.

No apartamento que reformamos no Edifício Tre Fontane, procuramos trazer as características do estilo mediterrâneo do edifício para o interior do apartamento.

Sabemos que morar em apartamento pode representar uma dificuldade para quem quer ter uma área verde em sua residência.

Por esse motivo criamos um jardim interno no hall de entrada com a parede de pedra atrás e as jardineiras existentes em todas as janelas e terraços são uma alternativa para trazer a vivacidade das plantas para o lar. 

Nivelamos o piso da cozinha e da copa com a sala de jantar e estar e integramos os ambientes com portas de correr.

Criamos um grande painel em folha de madeira natural no hall de entrada e na sala de estar para tornar o ambiente mais aconchegante.

As salas de jantar, estar e tv também estão conectadas com a varanda gourmet com a possibilidade de fechar os ambientes através de portas de correr com vidro que possibilitam a entrada de luz natural.

Optamos por usar a cor azul na marcenaria da varanda gourmet para dar um toque de cor ao ambiente.

Você pode conhecer de perto esse apartamento, agendando uma visita conosco clicando aqui.



deixe seu comentário

Você sabia que a Casabella
também é uma imobiliária?