5 min de leitura 6 Comentarios

Gonzaga: o bairro para visitar ou morar

Com muitos atrativos culturais e históricos, ele é um dos mais queridos da cidade

Se você gosta de um bairro movimentado e, como dizem os santistas, com tudo perto, você precisa conhecer o bairro Gonzaga. Ele é um daqueles locais que você se encanta à primeira visitação. Mas recomendamos: faça isso à pé para uma melhor apreciação.

Do café com nome de diretor de cinema, passando por aquele hortifruti aconchegante com frutas orgânicas super frescas, pela academia mais badalada da cidade ou por uma livraria super charmosa e shoppings ou centros empresariais, todos os detalhes fazem com que os ares desse bairro super tradicional de Santos fique marcado nas mentes e desejo de muitas pessoas que moram ou visitam a cidade.

As residências mais tradicionais passaram, em muitos casos, por reformas completas, mantendo o estilo arquitetônico dos apês clássicos com grandes janelas e ambientes espaçosos, com a vantagem de estar com toda a estrutura e acabamentos novos. A parte turística e arquitetônica do bairro também é incrível.

Além de ser um dos principais roteiros gastronômico, de compras e lazer da cidade, tem a Praça da Independência onde possui o belíssimo Monumento dos Andradas, uma homenagem aos irmãos José Bonifácio de Andrada e Silva, Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e Silva, que tiveram atuação decisiva para que o Brasil conquistasse autonomia política e administrativa. De autoria do escultor Antonio Sartori, esse monumento foi esculpido todo em granito, com figuras e ornamentos de bronze e ressalta elementos étnicos que formam o povo brasileiro e fatos importantes da nossa Independência.

Monumento dos Andradas – Foto: Governo do Estado de São Paulo

E história não falta nesse bairro que surgiu em 1889. Próximo à praia, por exemplo, a arquitetura neoclássica do Atlântico Hotel e os acontecimentos dos anos 40 e 60 do Parque Balneário Hotel chamam atenção. Fundado em 1914, o Parque Balneário Hotel transformou-se em local de encontro para festas, shows e eventos da alta sociedade santista, recebendo, inclusive reis, príncipes e presidentes. Em seu auge suas noites eram embaladas por grandes orquestras e até por atrações como Nat King Cole.

Também, ali, colada à praia, não podemos esquecer da Praça das Bandeiras, que foi inaugurada em 1936 em homenagem aos feitos de Santos durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

Origem do nome Gonzaga
Este bairro de Santos deve sua denominação à Antonio Luiz Gonzaga, santista nascido em 21 de junho de 1854, que abriu um botequim em 1885 na esquina da atual Rua Marcílio Dias. Neste local, onde passavam bondes puxados a burro pertencentes a seu amigo Matias Costa, instalou-se um abrigo para os passageiros com uma tabuleta escrita “Ponto do Gonzaga”, e ainda cabinas de banho. Também começou a promover corridas de cavalo na areia. Aos poucos o lugar foi ficando conhecido e desenvolvendo sua vocação para o lazer e o turismo.  (fonte: Turismo em Santos)

Para sua melhor localização, o Gonzaga está entre orla da praia e Avenida Francisco Glicério, e entre os canais 2 e 3. Conheça! E se você quer vivenciar todos os dias a alegria, oportunidades e facilidades desse bairro, fale conosco que encontraremos a melhor opção de imóvel seguindo suas preferências e necessidades. Clique aqui!


Imagem: acervo @memoriasantista – Fachada do antigo Hotel Parque Balneário

3 comentários

  • Douglas Pinheiro 16 Aug, 2019 as 8:56 PM

    Apartamentos de frente à praia. Quanto custa?

    • casa_master 20 Aug, 2019 as 5:15 PM

      Boa tarde, Douglas! Tudo bem? Dependerá muito da característica de cada um. Deixe um email de contato ou whatsapp e um de nossos corretores poderá te passar mais informações. Obrigado!

    • casa_master 04 Sep, 2019 as 2:21 PM

      Bom dia, Douglas! Vamos entrar em contato por email. Obrigado pelo contato.

deixe seu comentário

Você sabia que a Casabella
também é uma imobiliária?