Estilo Neoclássico
O neoclássico é um estilo que se inspira em elementos da arquitetura clássica greco-romana, sendo esse um dos principais fatores que fazem com que ele seja visto como racionalista, opulento e austero.
O neoclassicismo foi um período artístico e literário que surgiu nos meados do século XVIII, defendendo a supremacia da razão sobre as emoções e fazendo oposição ao Barroco e ao Rococó, estilos que passaram a ser vistos como exagerados e rebuscados. No estilo neoclássico, o que prevalece são linhas mais simples, que mesclam padrões retos, menos detalhistas, mas muito ricos e com materiais de primeira qualidade. Entre as suas principais características, podemos destacar:
- Frontão Triangular;
- Arcos Plenos;
- Colunatas;
- Materiais nobres e de alta resistência como mármores, granitos e madeira maciça;
- Formatos geométricos;
- Objetos de porcelana;
- Grandes proporções;
- Pé direito alto;
- Uso do gesso;
- Linhas retas;
- Tons claros e pastéis;
- Abóbada;
- Simetria.
Neoclássico no Brasil e na arquitetura contemporânea:
No Brasil, ele é considerado um dos estilos mais utilizados, muito encontrado em sedes de fazendas, grandes palácios públicos, igrejas e solares aristocráticos, ao passo que se adapta muito bem a imóveis de alto padrão, sendo escolhido por arquitetos quando se procura opulência e sofisticação para o projeto.
Nas fachadas de casas e edifícios, além das colunas e o arco absoluto, é possível brincar com adornos instalados sobre as platibandas, a exemplo do Museu de Londres ou da Igreja de la Madeleine, em Paris.
Os mais importantes exemplares do neoclássico santista estão localizados no bairro do Valongo: os casarões do Largo Marquês de Monte Alegre (Museu do Rei Pelé) e a Casa de Frontaria Azulejada.
Na atualidade, muito do que se aplica é o chamado estilo provençal, que teve origem na Europa, quando os camponeses tentavam imitar as edificações no estilo Rococó da nobreza em suas residências.
“Aqui na Casabella, adoramos reformar apartamentos em prédios neoclássicos, grande parte porque as plantas são geralmente amplas, com poucos recortes e pé direito alto, sem deixar de cumprir a função prática da casa. Essas características facilitam muito a reforma e permitem diversas opções de layout para o projeto”, conta a arquiteta da Casabella, Karoline Kerber.
“Misturar elementos clássicos e modernos em um mesmo projeto, cria um resultado impactante. Trazemos a sofisticação típica de elementos neoclássicos em projeto atuais. Estamos fazendo essa mistura de elementos em nosso projeto no Ed. Vero Vila Rica”, complementa a arquiteta.
Conheça mais detalhes de nosso projeto no Ed. Vero. Clique aqui e acesse o tour virtual