
Sete dicas essenciais no momento da conclusão da locação
Você está concluindo seu contrato de locação do imóvel e deve sair em breve. E agora? Quais são os próximos passos e cuidados a serem tomados? Saber a responsabilidade de cada parte nesse contrato vai evitar dores de cabeça e ainda facilitar o momento, que pode ser de tensão em algumas situações. Para ajudá-lo nesta questão, listamos sete pontos super importantes. Confira abaixo.
Sete dicas essenciais que irão ajudar você
Separamos aqui sete dicas que irão te ajudar na hora de concluir o contrato de locação: avisar com antecedência, ter em mãos a vistoria inicial do imóvel, realizar reparos necessários, verificar se foram realizadas benfeitorias no imóvel, acompanhar a vistoria final, receber bem este vistoriador e entregar todas as documentações e chaves.
Avisar com antecedência: se seu contrato está terminando ou vai precisar concluí-lo por qualquer outro motivo, é importante avisar ao proprietário com antecedência. O mínimo recomendado em contratos é uma comunicação com 30 dias de antecedência.
Vistoria Inicial em mãos: lembra da vistoria que você recebeu antes de entrar no imóvel, que estava lhe garantindo as condições do imóvel? Então, ela deve servir como seu guia para você verificar como está o estado atual do imóvel, pois ele deve ser entregue sempre nas mesmas condições em que foi recebido.
Reparos: nesse comparativo com a vistoria inicial, será possível perceber quais reparos deverão ser realizados. A pintura geralmente é o item que precisa ser renovado. Verifique as cores que estavam iniciais e mantenham as mesmas. E importante: esse trabalho deve ser realizado por um profissional para não deixar pinturas irregulares, respingos ou manchas pelo imóvel. A observação de portas, janelas, torneiras e pisos também é fundamental. Apenas os consertos de estrutura são de responsabilidade do proprietário. Porém, muita atenção! Caso haja problemas como vazamentos, infiltrações, rachaduras, problemas elétricos, hidráulicos, etc., que não foram notificados ao proprietário no período da locação, estes passam a ser de responsabilidade do inquilino e deverão ser reparados antes da entrega do imóvel.
Benfeitorias: no caso contrário, as benfeitorias realizadas, essas também devem ser observadas, mas com o seguinte critério: foram benfeitorias necessárias, úteis ou voluptuárias? As necessárias são aquelas indispensáveis a moradia, as úteis são as que têm utilidade, mas não são indispensáveis, e a voluptuárias são aquelas realizadas apenas para aumentar o bem-estar do locatário. A primeira pode ser indenizada ao locatário, a segunda apenas se foram autorizadas por escrito pelo proprietário e a última não serão indenizadas. E antes de qualquer alteração ou reparo no imóvel, é sempre importante informação ao proprietário para evitar dores de cabeça futuros.
Vistoria de entrega: sim, é necessário realizar uma nova vistoria, agora a de entrega. Agende-a com até cinco dias de antecedência com o proprietário. É super importante que o imóvel esteja limpo, livre de entulhos, materiais de reformas.
Receba bem o vistoriador: receber bem, no horário marcado, deixando-o à vontade para fazer as análises. Reserve um tempo para poder acompanhá-lo e responder ao profissional.
Entrega das chaves e documentações: no mesmo dia da vistoria ou data a ser combinada com o proprietário, devem ser entregues todas as chaves do imóvel, senhas, controles, etc. As contas referentes ao período usado no imóvel também devem ser quitadas, como luz, água, gás, condomínio.
um comentário