5 min de leitura 26 Comentarios

Se suas paredes têm ouvidos, você também precisa cuidar bem deles. Dicas de conforto acústico.

Morar em um lugar movimentado é sinônimo de facilidade. Ter o supermercado por perto, a farmácia, a padaria, a escola das crianças. Ou até mesmo a vista para o mar que você sempre sonhou é viver a alguns passos da comodidade. Mas seja qual for o seu endereço tipicamente urbano, ele nem sempre é só perfeição. Algumas vezes vêm acompanhado de um incomodo barulho.

Sim, ele existe. Buzina, som alto, conversas, festas. Tudo isso pode atrapalhar seu sono, sua concentração e, principalmente, tirar sua tranquilidade.

A notícia boa é que a arquitetura tem diferentes soluções para minimizar este problema. É o que chamamos de conforto acústico. Simples medidas para aumentar seu bem-estar sem abrir mão da localização que você procura.

 

Prefira as janelas anti ruído.

Uma escolha segura é investir em janelas anti ruído. Com diferentes empresas especializadas no serviço, esta opção ganhou variedade e muito mais design para compor os seus ambientes.

Após uma visita técnica ao local, é indicada a melhor solução para o ambiente específico. O uso de vidros com espessuras variadas, geralmente entre de 4mm à 10 mm, ajudam a reter diferentes frequências de som e costumam ser mais indicados do que o uso de uma única espessura de vidro. Outro artifício bastante utilizado é o tratamento acústico dado ao alumínio, preenchido com material acústico.

Com o avanço das técnicas, já é possível encontrar modelos de correr com a mesma eficiência acústica das opções basculantes. Uma vantagem que além de oferecer harmonia aos projetos, também evita quebras, pinturas e outros gastos, já que pode ser instalada pelo interior do ambiente, sobrepostos às janelas originais.

Atenuasom (https://atenuasom.com.br/), empresa especializada em janelas anti ruido

Pesquise e escolha os revestimentos corretos.

Procurar o auxílio de um profissional é sempre recomendável. Mas você também pode realizar sua própria pesquisa na busca do conforto acústico ideal. Assim, certamente vai encontrar os revestimentos corretos. Uma característica marcante da arquitetura brasileira é o uso de madeira em painéis, revestimentos e pisos. Esse material por ser poroso, ajuda na absorção de parte dos ruídos. Além disso, a madeira é atemporal, passa aquela agradável sensação de conforto e combina demais com o estilo dos imóveis na praia. Use e abuse dessa técnica.

Obra Casabella

Tecidos também fazem a diferença.

Outra medida simples que ajuda na absorção do som e dá um charme extra na decoração da sua casa é a escolha de tapetes e cortinas. O tecido pode ser um grande influenciador nos sons do seu ambiente. Quanto mais fofinho for o tapete, mais encorpado o tecido da cortina, menos ruído você terá na sua casa. E bem mais conforto no seu dia a dia.

Obra Casabella

 

Olhe para o alto: o teto é seu aliado.

Para diminuir ainda mais os sons indesejados, podemos utilizar um queridinho da decoração: o forro do gesso.

Este material, além de absorver o som, seja do vizinho acima ou da sua própria janela, também oferece a flexibilidade de uma iluminação mais diferenciada.

O forro comum de drywall possui um isolamento superior à laje. Porém para um isolamento ainda maior é indicado forros acústicos ou preenchimento com lã de vidro ou lã de rocha.

Alguns residenciais de alto padrão são construídos com lajes acústicas. Geralmente a técnica utilizada é o preenchimento de isopor ou outro material acústico entre duas lajes, fazendo uma espécie de sanduíche. Muito eficiente para abafar o som entre os andares. O Edifício Jacarandá na orla santista é um exemplo de prédio construído com essa técnica. Uma maneira eficiente de entregar conforto completo.

Quando for escolher o seu apartamento ou realizar uma reforma num ambiente, lembre-se de seguir estas dicas. A sua tranquilidade agradece.

 

Quando for escolher o seu apartamento ou realizar uma reforma num ambiente, lembre-se de seguir estas dicas. A sua tranquilidade agradece.

 

 

 


deixe seu comentário

Você sabia que a Casabella
também é uma imobiliária?